Páginas

20 de março de 2013

Obrigada, meninos de Colônia!

Não, não vou falar de cerveja, nem sobre como os gaúchos chamam o interior.


Algumas fragrâncias marcaram a história e nossa pele, há perfumes que são verdadeiros tesouros vintage. Seja pelas lendas que os cercam, pelo aroma, frascos incríveis ou apela exclusividade, .
Usar o perfume certo é como se vestir bem- além de bom gosto, é preciso levar em conta fatores como ocasião e temperatura. Alem das diferenças entre os quatro tipos mais populares de fragrâncias. Que são:
-Eau de Cologne, é a versão mais antiga e a mais suave devido a uma menor concentração de essências, perfeita pra usar logo após o banho, devido a incrível sensação de frescor que proporciona. Tem pouca durabilidade na pele, bom para regiões quentes por ser leve e delicada. Já que estou falando sobre, vou tentar fazer um resumo sobre o inicio de tudo, do perfume, quero dizer;
A primeira água de colônia e mais antiga fragrância no mercado é a Farina 1709 Eau de Cologne, criada pelo perfumista italiano Johann Maria Farina, que batizou o produto em homenagem a sua cidade adotiva, Colônia, na Alemanha, onde até hoje há uma loja da empresa fundada por ele. Meu cérebro resiste em registar essa info porque ela afeta minha ilusão romântica sobre o perfume ter sido inventado em Paris, embaixo da torre Eiffel. Apesar d'eu saber que franceses não cheiram lá muito bem.


A história, porém, é controversa. A perfumaria 4711, também de Colônia, alega ter sido a primeira a disponibilizar a água de colônia, há mais de 220 anos. A composição do produto, criado com propósitos medicinais ainda é um segredo. Na flagship da marca, na cidade onde foi fundada, Colônia, há uma enorme fonte onde é possível banhar-se nele. Gabriela teria curtido?!  As pessoas dessa cidade tem obrigação de serem bem cheirosinhas, na minha opinião.


Foi no seculo XIX que Guerlain fez, também, seu primeiro lançamento, a Eau de Cologne Impériale, desenvolvida por Pierre-François-Pascal Guerlain, fundador da marca. A empresa francesa ainda tem diversos perfumes antigos no mercado, como L’Heure Bleuede 1912, e Mitsouko, de 1919. best-seller Shalimar, de 1925, expressa o fascínio pelo oriente nos anos 20, tanto que o nome é uma homenagem a uma lenda hindu. 
Isso não foi um resumo muito breve, eu sei! By the way também é cultura, oras. rs

Continuando...
-Eau de Toilette, uma sutil diferença na concentração de essências entre esta e as demais eaux, águas em francês, permite um perfume de maior duração sobre a pele, cerca de oito horas.  Uma boa opção pro dia a dia, por não ter uma fragrância muito marcante.
-Eau de Parfum, a versão mais famosa, todas nós temos pelo menos uma em casa, é mais concentrada que as anteriores e transmite um aroma marcante, perfeita pros dias mais frios, costuma fixar bem por até 12 horas. Ocupa a maior parte do mercado, pois é a versão mais produzida pelas grandes marcas e apresenta o melhor custo-benefício...
-Parfum, traduz a máxima de que os melhores produtos vêm nas menores embalagens. Isto devido a alta concentração de essência, o produto mais nobre da linha, por consequência, o mais caro.Tem duração de mais de 20 horas graças à densidade dos óleos essenciais, então, melhor não exagerar! Um bom exemplo de Parfum é o Chanel nº 5.
Uma das fragrâncias mais míticas do mundo, sem dúvida,  o parfum da Marilyn um clássico da maison francesa. Criado em 1921, quando o perfumista Ernest Beaux apresentou 24 amostras para Mademoiselle Chanel e ela escolheu justamente a quinta. Frasco de linhas retas, de inspiração art déco. Foi uma revolução para a estética da época. Outra inovaçao é Brad, um homem, como o rosto de um perfume feminino, num curti, nao saquei. Na boa, Brad, se fosse Chuck Bass eu perdoava.

Reza uma lenda, que perfumes americanos não tem boa fixação quanto os franceses, inclusive os franceses made in USA não tem a mesma fixação que os made in France. Franceses espertinhos, tao certos eles em não compartilharem a fórmula, afinal o segredo é a alma do negocia, alguma coisa assim. risos
In my opinion, é apenas confusão pelo tipo de frangrancia.

Catei umas fotos do meu insta me segue?! >Eliane Fagundes pra ilustrar minha bagunça perfumistica.

Vaidade a parte, toda mulher  and homem adora um perfume. Um cheirinho bom  que seja, da lavanda de bebê ao perfume que a gente pega "emprestado" do marido, dá um up, uma confiança, um bem estar. Agora, confesso, odeio contar pras amigas que perfume to usando(um pouco de exclusividade, por favor) Sou um tanto quanto restrita em relação a perfumes, apesar de ter  muuitos, esses dias quando voltei a Bnu  fiz a alegria da minha diarista dei uma selecionada, mas todos com alguma flor como nota principal:


 Chance Chanel, um Eau de Parfum, uso quando quero sair pro mundo, sozinha, me da uma sensação de ousadia, sabe como?!

Perceberam minha foto artística ilustrando minha ideia sobre o nascimento do perfume embaixo da torre Eiffel???! hahaha
Entre tantos, esse são os favoritos de todos os tempos da última semana
-Idylle da Guerlain,outro Eau de Parfum, não largo nuncaaa, é delicado, fresco e sensual de um jeito discreto, a nota principal é de rosas da Búlgaria. Amo!

-Nesse verão aderi ao  Daisy do Marc Jacobs, um Eau de Toilette, grata surpresa já que comprei sem provar, fresco, feminino, sofisticado sem ser pretensioso, enfim, to in love.

-Rose The One, Dolce & Gabana , também Eau de Parfum, amo de loucura, de ter vontade de entrar no vidro, tem a mesma rosa da Bulgária do Idylle, esse perfume me traz a  mente as melhores lembranças das minha vida. suspiro

-Elie Saab Le Parfum, elegante e sutil, afinal, é um Eau de Parfum, pra'quele dia de festa, que to super arrumada... Na verdade acaba que a roupa e a maquiagem também influenciam na hora de escolher o cheiro, né?!

-Dior Addict Shine, um Eau de Toilette, acho fresco e limpo, é meu perfume de academia/corrida e de praia, sim eu uso perfume pra ir pra praia. 
Femme Individuelle, Montblanc, é meu perfume de dormir e também um Eau de Toilette. rs

 Perceberam que essa classificaçao nao é só coisa que a industria inventou pra vender mais? Seria chato ter que usar o mesmo perfume, da mesma intensidade, o tempo todo, quando o humor  e o estado de espirito da gente varia tanto...

Afinal, você, tem cheiro de que? ;)

Beijinhos


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

a proposito...